21/03 – Descobrindo o Insta360 X3 e o mapa completo cluster

Na reunião do dia 21/03 estavam presentes: Diana, Joy, Júlia, Maria e Ana (sendo incorporada na pesquisa nesta reunião). Esta é a segunda reunião do grupo no semestre de 2023.1. Tivemos novamente uma recapitulação sobre o que foi realizado no semestre passado e quais são os apontamentos para o futuro.

Com isso, retomamos o debate sobre o método de mapeamento que contemple todo o extenso banco de fotos. Por conta do grande arcabouço fotográfico, a criação do mapa completo ficou lento para abrir, a ponto de carregar parcialmente as informações geolocalizáveis com as fotografias. Com isso, Maria apresentou o mapa completo, porém, em sua versão cluster (como pode ser visto na imagem abaixo).

Esse mapa completo cluster nos apontou um mapa dinâmico sobre as localizações das fotografias centralizadas. Cabe reforçar que, quanto mais existirem fotos no mesmo lugar (ou em locais bem próximos), a cor dessa concentração será laranja, depois seguem nas cores amarelo e verde (indo em direção do lugar com o menor número de fotografias localizadas no mapa). Esse recurso pode nos ajudar a reconhecer qual é o lugar que tem o maior número de registros fotográficos, a fim de delimitarmos espacialmente o ponto para fotografarmos o local em 360°.

Além do debate sobre a execução do mapa e sobre as funcionalidades do site, esta reunião foi marcada pela apresentação da câmera Insta360 X3 (ilustrado na foto abaixo) introduzida pela Joy. Fizemos alguns testes com a câmera (fotos e vídeos), bem como exploramos o aplicativo de celular que se conecta a câmera (Insta360 app), ao software (Insta360 Studio 2023) para computador que carrega as imagens e ao próprio visor interativo touch. Um dos desafios que temos em vista é conseguir produzir fotos e vídeos que não tenham grandes tamanhos. Percebemos também que as fotografias são automaticamente salvas nos formatos INSP e DNG, que não são comumente abertas em diferentes galerias (como dos smartfones), nos levando a perceber a necessidade de produzir imagens acessíveis com formatos populares, como jpg.

Instantâneo da tela do mapa completo cluster em 27 de março de 2023

Maria e Diana encontraram funcionalidades na câmera para produzir imagens com um menor tamanho, acessando ao estilo ‘pure shot’ e ‘insp+raw’. Entretanto, acreditamos ser necessário fazer outros testes para saber se conseguimos produzir imagens e vídeos 360° com boa qualidade e sem tamanhos que ultrapassem gigabytes.

Encaminhamentos:

Investigar as ferramentas oferecidas pela câmera Insta360° e elaborarmos juntas uma data e lugar específico para realizarmos os primeiros testes presencialmente.  

Scroll to Top