27/09 – Analisando metadados

O encontro do dia 27/09 foi dividido em duas reuniões, às 11:00 estavam presentes Julianna Lito e Maria. À tarde, a professora Joy também compareceu para um encontro rápido de atualizações. A atualização do blog e compartilhamento do desenvolvimento dos encaminhamentos de semanas passadas foram os principais tópicos da reunião. Dessa forma, Maria apresentou os avanços da seleção e localização das imagens que irão compor o projeto.
A partir das fotos já tagueadas na pasta _FLICKR-COLECOES, foi possível fazer dois tipos de análise dos metadados: criar um mapa com a geolocalização de cada imagem e contabilizar como as tags estavam distribuídas pelas imagens. No mapa, é possível atribuir a cada localidade tanto a data em que a fotografia foi tirada quanto um hyperlink que nos leve a foto correspondente. Além disso, essa ferramenta nos ajudará a criar uma linha do tempo para as imagens em mesma posição.

A informação de todas as tags utilizadas em cada foto permitiu contabilizar quantas vezes cada um se repetia. Em consequência, será dessa estatística que serão escolhidas as tags que poderão ser utilizadas para ensinar a Inteligência artificial. Também é dessa análise que intervenções urbanas ‘efêmeras’ já poderão começar a ser acompanhadas.

Para o início da próxima etapa, será preciso que o grupo encontre as fotos originais que foram portadas no Instagram desde 2016, já que tanto no repositório do site quanto no Dropbox os metadados das imagens foram apagados. Outro ponto da reunião que se intercala com esse tópico é sobre a formação do site paisagem gráfica. Joy nos indicou como alimentar o site direto do BlueHost, esse recurso ajudará a obter as imagens diretamente do site.

Desdobramentos da semana:

Julianna, Maria e Lito se dividiram em anos para encontrar as imagens originais do Instagram.

Maria irá buscar formas de obter diretamento do site paisagem gráfica as imagens para análise.

Scroll to Top