23/05 – Novas ferramentas

Na reunião do dia 23/05 estavam presentes Ana, Diana, Joy, Júlia e Maria. No início da reunião, Joy nos contou sobre o contato que realizou com o suporte do programa 3D Vista Tour. Infelizmente, a plataforma nos ofereceu apenas um desconto de 10% no valor da licença estudante e não esclareceu as formas de pagamento. Apesar disso, continuaremos com a investigação do programa em sua versão gratuita de teste para esse semestre. 

Além das atualizações sobre o 3D Vista Tour, o encontro foi importante para o progresso da reflexão sobre o banco de imagens da região Jardim de Alah. Joy conta sobre como a polêmica da área pode causar modificação da paisagem. Atualmente, há um embate sobre a revitalização do Jardim de Alah entre prefeitura, que lançou um edital de concessão do uso do Jardim de Alah, e os moradores do entorno. A empresa vencedora da licitação poderá explorar a área por 35 anos e o espaço passará a contar com lojas e restaurantes. A associação de moradores, entretanto, desconfia sobre a questão do tratamento do canal e apoia um modelo que privilegie as áreas de lazer. Em consequência dessas movimentações, o Jardim de Alah passará por uma série de modificações nos próximos anos, dessa forma, será um prova de conceito do projeto.

Área Jardim de Alah, atrás das banhistas cartaz de protesto sobre a concessão.

Na área será importante observar os seguintes pontos: Orla da praia, Avenida General San Martin, Avenida Ataulfo de Paiva, Rua Redentor e Avenida Epitácio Pessoa.

Outra atualização que recebemos foi a construção da galeria pela Maria. Os registros da área Jardim de Alah selecionados subjetivamente pelas participantes da pesquisa serão dispostos em um álbum de fotos virtual. As imagens serão acompanhadas de um índice, data e nome original, assim como a descrição breve que cada uma desenvolveu. Essa organização facilitará a percepção de imagens repetidas, descrições e localizações mais exatas para o percurso de fotos em 360°.

Print da Galeria preliminar.

Na última estava como encaminhamento a construção por cada uma de uma micronarrativa costurando as imagens pelo lado da praia do Jardim de Alah. Porém, essas análises não foram compartilhadas ainda, Joy preferiu que estruturássemos as próximas etapas e também refletíssemos sobre a construção passeio em 360°. Para que um usuário consiga se locomover por um ambiente em 360°, é preciso juntar algumas imagens. Como não é clara a orientação e distância entre as imagens, na próxima semana será realizado um novo teste com a câmera no Jardim de Alah a fim de recriar essa mobilidade em imagens 360°.

Scroll to Top