25/04 – Avançando com as análises

Na reunião do dia 25/04 estavam presentes Ana, Diana, Joy, Júlia e Maria. No sétimo encontro do grupo, o principal foco foi a divisão de regiões de registros para atingir uma das frentes de pesquisa: estruturação do mapeamento das fotos, seleção e criação de micronarrativas para as imagens. A seleção e as micronarrativas será feita por cada uma subjetivamente de acordo com os registros que mais chamam atenção. Para facilitar a nova tarefa, na atualização do mapa, as imagens são carregadas diretamente em uma nova aba.

Diante de mais de 8000 imagens, foi necessário fazer a subdivisão em áreas de exploração. Na terça-feira, o grupo revisitou antigos conjuntos de áreas segmentados por Joy através da plataforma Google Maps. A partir desse olhar, em conjunto com a geolocalização atual das imagens foi possível determinar duas grandes regiões: Região Ipanema e Região Leblon. No primeiro momento, iremos nos concentrar na Região Ipanema que se estende horizontalmente de Jardim de Alah à Nossa Senhora da Paz, englobando essas praças (e estações de metrô), e verticalmente da orla da praia à Lagoa. Nessa região, portanto, estão duas sub-regiões de interesse primário, Jardim de Alah e Rua João Lyra.

Dentro da Região Ipanema (2148 imagens), iniciaremos as análises pela área Jardim de Alah (418 imagens) que é composta pelas ruas que a cortam e restringem seu perímetro, o novo mapa com essa subdivisão é chamado de “regiao_ipanema_area_jardim_de_alah” e já está disponível no site.

Além disso, em uma das frentes, Joy também avançou com a investigação do programa 3D Vista. Apesar de ainda não compreender todas as formas de importação, já foi possível apresentar uma imagem em 360º e nela sinalizar hotspots, criar tags e ações.

Scroll to Top