23/08 – Passeando por várias referências…

Na reunião do dia 23 de agosto, exploramos a plataforma Spatial, referência falada pelo Marcelo Pereira. O site se define como espaço em que “usuários que hospedam galerias virtuais e eventos em belos espaços construídos por artistas”.

Depois, a professora Joy abriu o Google Earth e falou um pouco sobre a história e a importância da plataforma para a recriação de cidades em 3D, e até para a própria evolução da modelagem virtual. Diante disso, abrimos o próprio Google Earth e exploramos o Street View.

Joy também nos mostrou um aplicativo que ela havia descoberto recentemente, chamado Relive app. Ele cria um vídeo a partir das imagens tiradas num trajeto em específico. A plataforma se define como “Relive cria memórias que valem a pena compartilhar. Saia e inspire outras pessoas com suas aventuras exclusivas ao ar livre.” Para contas gratuitas, é possível adicionar 10 fotos do trajeto que você fez.

Entre um dos assuntos sobre a vida contemporânea que aconteceram paralelamente ao longo da reunião, uma das conversas foi sobre os relacionamentos interpessoais que as gerações estão estabelecendo e vão estabelecer nas próximas décadas. Como referência de debate, ela citou o filme argentino Medianeiras.

Depois, houve uma conversa sobre projetos de mapas que pesquisam o passado de determinados territórios. Uma nova referência foi Native.lans, plataforma que apresenta a configuração ocupacional por povos originários ao redor do mundo, a partir de território, linguagem e tratados. É resultado de uma pesquisa canadense.

Já a outra plataforma, apareceu em reuniões anteriores, que é o ImagineRio. Ele traz informações de como eram os relevos ao longo dos séculos no Rio de Janeiro.

Por fim, Joy falou da exposição que visitou na Fundação Roberto Marinho de Alexandre Calder.

Scroll to Top