24/05 – Explorando o MozillaHubs

O encontro desta semana se iniciou com uma conversa sobre como as grandes empresas de redes sociais e aplicativos lidam com a Interface e Experiência do Usuário. Essa conversa foi motivada pela coincidência de que o aluno bolsista, Lito, havia entrado no teste AB para a mudança da interface do Instagram. Observou-se que a nova interface proposta pelo Meta para o Instagram se assemelhava muito ao modelo do TikTok, a rede social dominante no momento. Foram identificados alguns problemas na interface, como a imagem do post ser coberto pela sua descrição, nos fazendo pensar que essas empresas muitas vezes não se preocupam com o Usuário ao pensar em sua experiência, mas sim em como podem manipulá-lo para que estes sigam o que sua política dita.

Direcionando a reunião para os ambientes virtuais, verificou-se que agora o SuperViz, em parceria com a MatterPort, não permitem mais o uso do Google StreetView. Aqueles que detêm contas antigas ainda podem fazê-lo, mas só podem desenvolver um projeto por conta. Portanto, a professora Joy e os bolsistas decidiram explorar o Mozilla Hubs.

No Mozilla Hubs, o usuário tem tanto a opção de criar um ambiente virtual, quanto entrar em uma sala já existente. Nelas, o usuário tem a possibilidade de se comunicar tanto pelo chat do servidor, quanto pelo próprio microfone. Contudo, um problema observado foi que o aplicativo web não funcionava de maneira efetiva no Google Chrome, somente no Mozilla Firefox.

Ao criar uma sala, são apresentadas diversas possibilidades de ambientes, contudo, considerando a natureza do projeto, identificou-se que o Wild-Open Scene seria o ambiente mais adequado para criações do zero. A partir da ferramenta “place”, é possível fazer o upload de arquivos 3D originais ou oferecidos pelo próprio Mozilla Hubs, a partir de um marketplace de modelos 3D chamado SketchFab, onde os usuários vendem ou distribuem suas criações. No entanto, não se sabe se é possível criar modelos pelo aplicativo ou se eles devem ser, necessariamente, trazidos de fora.

Ao criar uma sala, são apresentadas diversas possibilidades de ambientes, contudo, considerando a natureza do projeto, identificou-se que o Wild-Open Scene seria o ambiente mais adequado para criações do zero. A partir da ferramenta “place”, é possível fazer o upload de arquivos 3D originais ou oferecidos pelo próprio Mozilla Hubs, a partir de um marketplace de modelos 3D chamado SketchFab, onde os usuários vendem ou distribuem suas criações. No entanto, não se sabe se é possível criar modelos pelo aplicativo ou se eles devem ser, necessariamente, trazidos de fora.

Desdobramentos da semana:

Google Maps para Unity – “O SDK fornece acesso a dados geográficos de alta qualidade do banco de dados do Google Maps. (…) O SDK fornece mapas base da mais alta qualidade disponível e, sobre eles, renderiza recursos geográficos, como edifícios (pegada + altura), monumentos, estradas e áreas de água – como malhas texturizadas 3D”

ArcGIS Maps SDK para Unity – um plugin desenvolvido pela Esri que permite acesso a mapas do mundo real e conteúdo 3D da Plataforma ArcGIS. Este plug-in fornece amostras, uma interface do usuário do Inspector e uma API para criar experiências 3D e XR fotorrealistas e interativas com dados geoespaciais. Versão beta.

Wrld3d – Os mapas 3D WRLD fornecem um caminho simples para criar mundos virtuais baseados em ambientes do mundo real.

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