12/04 – Falando de VR

A professora Joy Till adquiriu um Oculus Quest 2, da empresa Meta/Facebook e apresentou suas descobertas e inquietações tanto sobre o realidade virtual, quanto sobre a a nós bolsistas. Isso posto, a reunião do dia 12 de abril foi sobre Realidade Virtual, as experiências desse novo universo e as configurações do hardware.

A experiência em relação à configuração apresentou questões como: utilizar o hardware em pé ou sentado e delimitação da área de trabalho

Já como primeira experiência em relação ao jogo propriamente dito, foi discutido sobre a curva de aprendizagem de um jogo VR. A primeira experiência da professora foi com o jogo Bait, um simulador de pescaria. Outra software experimentado foi um aplicativo de arte e ilustração, com possibilidade de mistura de tintas.

Também abordamos sobre recomendação de outros jogos para utilizar com o Quest. Alguns nomes foram: Cities, que faz parte da franquia de City Skylines, e Beat Saber, jogo de ritmo com sabres de luz.

Além disso, discutimos possibilidades que se relacionassem com o futuro resultado do pós-doutorado, tais quais aplicações que permitam VR e não-VR, como o Mozilla Hubs, SuperViz em suas antigas configurações.

Houve conversas sobre as implicações desse novo universo. Hoje em dia ele apresenta inúmeras experimentações e possibilidades em suas aplicações, assim como no início da internet. Será que ao longo do tempo serão criadas regras de usabilidade ideal? Outro debate, o quanto conseguimos imergir completamente nesse mundo? Como o corpo reagirá em sua saúde física e mental? A ver…

Por fim, enquanto conversávamos sobre os aplicativos do Quest, também conversamos sobre o Google Earth e como ele foi aprimorando ao longo do tempo para o que temos hoje. A professora Joy relatou o quanto ele foi revolucionário para apresentar modelos de obras arquitetônicas ao redor do mundo.

Saindo um pouco do campo de realidade virtual, falamos sobre Dall-E. A partir desse tweet enviado fora do horário da reunião, começamos a ler em paralelo sobre o que é Dall-E e como tal aplicação seria interessante.

Alguns links importantes foram encontrados, como a documentação e exemplos da biblioteca <https://openai.com/dall-e-2/>, e outras versões “mini”, não tão aprimoradas, tentadas por usuários <https://huggingface.co/spaces/dalle-mini/dalle-mini>.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top