29/03 – Impressões iniciais

Nesta reunião, foram analisadas as primeiras seleções de fotos feitas pelos alunos colaboradores. As fotos eleitas localizavam-se entre os anos de 2006 e 2008 nos estágios iniciais do projeto. Observou-se que grande parte das imagens selecionadas representavam paisagens gráficas efêmeras ou em trânsito.

Conversou-se também sobre o valor de uma paisagem gráfica como elemento de cultura sem a interação ou intervenção humana. Este assunto levou aos conceitos de “Local” e “Lugar” – Local é o espaço físico em que a paisagem se encontra, no entanto, para se tornar um Lugar, é necessário que hajam histórias e referências de pessoas na paisagem em questão. Em outras palavras, só agregando valor pessoal ao Local que ele se torna um Lugar, fundamentando o parâmetro das Micronarrativas desejadas no projeto.

Outro assunto relevante neste encontro foi a ordem do inesperado. Tomamos tempo para conversar sobre como os elementos inesperados na composição de uma paisagem gráfica na cidade tornam sua circulação mais única, assim moldando a personalidade do bairro.

Foi conversado sobre encontrar ferramentas que possibilitem encontrar localizações das imagens desejadas. Algumas descobertas começaram a surgir.

Algumas descobertas:

Descarteslabs – Pesquisa imagens de satélites semelhantes

https://search.descarteslabs.com/

Wikimapia – Site online e colaborativo para descrição e comentario de mapas

https://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-22.900000&lon=-43.233300&z=12&m=w

Noticias sobre a startup do Descarteslabs, que vem estufando sobre Artificial Inteligence e Image Recognation em mapas

https://www.fastcompany.com/3045076/just-your-typical-new-mexico-image-recognition-startup-spun-off-from-a-goberné

Noticias sobre a ferramenta GeoVisual Search do Descarteslabs –

Ever Want Image Search For Google Earth? This AI-Driven Tool Does That

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to Top